Grace & Frankie: um regresso desastroso

Jane Fonda e Lily Tomlin reencarnam Grace e Frankie, numa temporada flácida, perigosa e bem perto da escuridão pouco agradável dos sem humor.

“Tivessem eles nos traídos com mulheres, estaríamos nós a ter a ter esta conversa?”, questionara Grace, Frankie ou um dos filhos dos casais transformados, na primeira temporada do sucesso da Netflix.

O “não” que motivara a curiosidade pelos primeiros episódios de Grace & Frankie torna-se agora num redondo passeio à beira-estereótipo e desinteresse.

A série criada por Marta Kauffman e Howard J. Morris regressa desprovida de verdadeiras histórias ou personagens. 

Nos 13 novos episódios, flutuam pequenas peripécias que contribuem para a caracterização bem sucedida das protagonistas, mas dizimam a relevância das silhuetas secundárias que orbitam em seu torno.

transferir

Grace and Frankie perde, assim, penosamente o seu humor, roçando a escuridão da mortalidade – sem qualquer habilidade narrativa para tal – e o perigo do estereótipo.

A terceira idade ganha um novo fôlego numa série, portanto, vazia de interesse: aspirável somente pelo impulso da primeira temporada.

Os diálogos são fracos, o equilíbrio inexistente, a fotografia trivial.

Não há qualquer sinal de espectacularidade numa obra que, em tempos, usara o seu charme quotidiano como entrada para um universo repleto de questões urgentes.

grace-and-frankie-season-2-jane-fonda-lily-tomlin

Na [triste] segunda temporada, as histórias parecem condenadas ao esquecimento, não fossem elas, apressadamente, resolvidas ou, simplesmente, ignoradas.

Faltam actores/personagens, problemas e vivacidade ao habitat televisivo de uma das duplas mais engraçadas dos últimos tempos: ou, pelo menos, que um dia o foram.

Onde está o mundo de Grace e Frankie, quando nada mais se explora que a sua própria debilidade e loucura?

Onde está o colorido irreverente da homossexualidade dos seus maridos, quando, facilmente, se os deixa cair numa rotina previsível?

Não estão e pouco fazem desejar uma terceira tentativa!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s