Salada de estórias: 02 de Março

O desaparecimento dos Radiohead da Internet, o fim do arrendamento de curta duração, em Berlim e a admissão da “paternidade” da Bitcoin por Craig Wright, empresário australiano, marcam esta segunda-feira a par de duas outras estórias bem menos convencionais.

3 (1)2 (1)

5 anos depois

No quinto aniversário de Osama Bin Laden, líder do grupo responsável pelos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, a Agência Central de Inteligência norte-americana (C.I.A.) recordou a operação, divulgando detalhes da acção como se estivesse a acontecer hoje.

Bin Laden foi morto em Maio de 2011, em Abbottabad, no Paquistão, uma década depois de ter sido considerado um dos Homens mais procurados do mundo.

“Osama Bin Laden é encontrado no terceiro piso e morto às 15:39”, lê-se na conta oficial de Twitter da agência, reporta a BBC.

As críticas a esta [espécie de] celebração não param de se multiplicar.

2 (1)

Irão em mudança

Pela primeira vez em 40 anos, o número de mulheres no Parlamento iraniano será superior ao número de clérigos.

As eleições de sexta-feira, 29 de Abril, determinam o assento de 17 deputadas, a partir do final deste mês.

Apenas, 16 membros do clero foram eleitos, um resultado que confirma a tendência de redução da sua participação parlamentar desde 1979, ano em que foram escolhidos 164 clérigos.

“[Este resultado] indica o poder, activismo e persistência das mulheres iranianas contra todas as expectativas“, revelou Arshin Adib-Moghaddam, professor na Escola de Estudos Orientais e Africanos, em Londres, à Quartz.

As eleições desta semana ficam, ainda, marcadas pela vitória de uma maioria reformista e moderada liderada pelo presidente Hassan Rouhani, o que já não acontecia há uma década.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s