Salada de estórias: 25 de Abril (Especial Liberdade)

As comemorações do 25 de Abril, a convergência das estratégias dos candidatos republicanos contra Trump e a explosão de um carro-bomba em Damasco marcam esta segunda-feira a par de duas outras estórias bem menos convencionais.

_89395439_communitiesunitedfirstregistrationday

Decisores improváveis

Mais de cinco milhões de cidadãos norte-americanos não podem votar. Os seus cadastros criminais mantém-nos longe das urnas.

Em Maryland, um estado no nordeste dos Estados Unidos da América, os ex-presos estão, contudo, a recuperar este direito.

No início do ano, mais 40.000 eleitores foram, assim, adicionados aos cadernos de recenseamento desta região.

Em Março, a proibição em causa caiu. Hoje, os candidatos à função de mayor de Baltimore, a principal cidade do estado, debatem formas de ajudar os ex-condenados, reporta a BBC.

A alteração legislativa de Maryland segue uma tendência de restauração do direito ao sufrágio capaz de trazer alguma novidade ao contexto eleitoral mais vasto: as eleições presidenciais a acontecer já no final deste ano.

3500

A morte da voz em prol da estabilidade política

O referendo sobre a alteração da lei irlandesa do aborto poderá não ser mantido pelo próximo governo, cujo poder minoritário teme-se contrário ao debate de matérias susceptíveis de causar instabilidade, comenta o The Guardian.

No rescaldo das eleições que atribuíram aos dois maiores partidos políticos percentagens minoritárias de controlo, os membros da campanha “a favor da escolha”, isto é, a favor do aborto temem que a vontade de construir um consenso parlamentar despromova o projecto de reformulação da lei oitava, que concede ao embrião um estatuto jurídico pleno, imediatamente, após a sua concepção.

O diploma prevê, ainda, a condenação a 14 anos de prisão de qualquer membro de uma equipa médica envolvido na interrupção da gravidez.

Os reformistas lutam, agora, não só pela alteração, mas, também, pela ocorrência deste referendo, já contestado por alguns deputados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s