Salada de estórias: 18 de Abril

A aprovação da destituição de Dilma Rousseff, o desaparecimento de mais 400 migrantes no Mediterrâneo e a nova estratégica norte-americana anti-terrorismo marcam esta segunda-feira a par de duas outras estórias bem menos convencionais.

_89287767_gettyimages-490343071

Russos enganam alemães

Os seguros de saúde fraudulentos estão a custar ao sistema alemão mais de um bilião de euros, todos os anos.

Em causa está a contratação de serviços russos de cuidado ao domicílio que, muitas vezes, não correspondem ao trabalho pago pelo Estado alemão.

Os seguros da antiga União Soviética cobram visitas de profissionais, altamente, qualificados, mas disponibilizam, efectivamente, assistentes sem formação que recebem a remuneração mínima.

O aproveitamento da  diferença entre o montante pago ao profissional e o valor recebido do Estado constitui um problema grave, que a Polícia Criminal Federal alemã diz já estar a investigar, confirma a BBC.

deadman-web2-articleLarge

O preço da sobrevivência

Noor ul-Haq e 60 outros militares foram, inesperadamente, resgatados pelas Forças Especiais Afegãs do cativeiro Talibã onde, durante meses, foram mantidos.

A sobrevivência de ul-Haq está, no entanto, a ser cobrada pelo Estado, que reclama o reembolso das despesas que o seu suposto funeral implicara.

Dado como morto numa emboscada Talibã, ul-Haq foi chorado pela sua mulher e pelos seus 10 filhos, que receberam 2.300 dólares afegãs de indemnização estatal para cobrir as despesas do enterro e assegurar a sua sobrevivência nos curtos meses que se seguiriam.

De regresso a casa, o militar confronta-se, agora, com esta despesa equivalente ao salário anual de um soldado e com a forte possibilidade de ter de voltar ao exército para que, assim, consiga saldar esta dívida, relata o The New York Times.

Mais: Israeli troops uncover “new” tunnel leading to Gaza, na BBC.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s