Estórias imperdíveis: o segredo do sucesso

Pare. Respire. Prossiga com a criatividade. A Google há muito que domina o reino digital. O segredo do seu sucesso? A atenção. Bem-vindo à revolução que está a mudar o modo como trabalhamos.

Mindfulness-consultancy-courses-Brighton-London-clapham-Putney

Chamam-lhe a revolução da atenção [mindfullness] e está a tomar  de assalto o mundo empresarial.

Um estudo recente da Universidade Stanford revela que a utilização constante das redes sociais e dos motores de busca, bem como a gestão de múltiplas tarefas em simultâneo estão a contribuir para a degradação das capacidades cognitivas dos profissionais, sobretudo, daqueles que ocupam – ou aspiram ocupar – lugares de liderança, confirma a PR Newswire.

Chade-Meng Tan, pioneiro da Google, acredita que o segredo para o sucesso, neste ambiente laboral tão intimidante, são, apenas, seis segundos de atenção ao presente.

O emagrecimento aparente dos dias pode até ser, segundo a Fast Company, o dilema do século, mas o curso Search Inside Yourself, promovido por este gigante da Internet desde 2007, está a mudar o modo como o tempo é encarado.

Hoje, o escritório do Twitter aloja, no seu centro, uma sala de yoga. 

O programa Medium, desenvolvido pela co-fundadora da rede social Eva Williams, oferece aulas semanais de meditação aos colaboradores da empresa.

Até a popular cadeia de cafés Starbucks tem participado na demanda, incluindo este estilo de vida nas rotinas diárias dos seus trabalhadores.

O movimento surge da necessidade de gerir informação e está a preparar uma nova geração de profissionais, que, pela primeira vez em décadas, procura mais do que a produtividade usual, qualidade de vida.

o-MINDFULNESS-facebook

“Os participantes querem não só desenvolver a sua capacidade de concentração, mas também aprender a tranquilizar as suas mentes para que, assim, consigam inovar e estimular a sua criatividade”, comenta Karen May, vice-presidente do sector de Desenvolvimento Humano da Google.

A inteligência emocional ganha, por isso, um lugar na ribalta, acreditando-se responsável pelo sucesso profissional.

Ao movimento iniciado por Tan está subjacente um processo psicológico baseado na redução da pressão sanguínea e na diminuição do stress em resultado da activação do sistema nervoso parassimpático, capaz de garantir o apaziguamento do indivíduo. 

A chave desta cadeia de reacções é a respiração lenta e profunda, avança a Harvard Business Review.

Dividido em três fases – de cultivo da atenção, autocontrolo e empatia – o programa de Tan está a alterar as organizações e, pelo caminho, os profissionais que com elas colaboram.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s