Revistas e jornais no pequeno ecrã

Transportados para o pequeno ecrã, alguns dos jornais, revistas e canais de televisão mais marcantes dos últimos tempos ganham uma nova energia. As estórias de sempre como nunca as imaginou:

Colorir e dar vidas às personagens

Alan Cumming, Brett Gelman, Andrew Garfield e Marina Abramovic protagonizam a nova experiência mediática da ilustre revista norte-americana The New Yorker.

As estórias, os cartoons e as personagens que, há décadas, atraem leitores migrarão para o pequeno ecrã num total de 10 episódios divulgados, ao longo de cinco semanas, na Amazon.

Transformada pelo realizador vencedor de um Óscar Alex Gibney, a revista leva o seu ecletismo mais longe, rompendo com os moldes tradicionais da imprensa.

A estreia está marcada para 16 de Fevereiro deste ano.

No coração da lendária besta

Confrontado com a falência do modelo económico subjacente ao jornalismo tradicional e com a emergência ameaçadora das vozes digitais, o The New York Times faz saber que a profissão está viva e de boa saúde.

Realizado em 2011 por Andrew Rossi, Page one: inside The New York Times é uma crónica documental dos desafios actuais colocados à rotina jornalística.

Pela primeira vez, o coração de um dos jornais mais marcantes dos Estados Unidos da América é explorado num documentário fascinante.

Pelo caminho, a publicação do material recolhido pela plataforma Wikileaks e a aproximação do jornalista ao leitor pontuam, de forma pertinente, o discurso.

A outra face da verdade

Do outro lado do oceano, discute-se a invasão do Iraque, em 2003, e a parcialidade associada [entenda-se indissociável] à cobertura oferecida pelos meios ocidentais e orientais.

Al Jazeera, o canal de televisão sediado no Qatar, está, desta vez, no centro das atenções.

“Queríamos mostrar que qualquer guerra tem um custo humano”, comenta um representante do canal.

Jehane Noujaim, realizadora egípcia-americana, traz à discussão a liberdade da imprensa, considerando as múltiplas interpretações que uma mesma realidade pode gerar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s