Master of none: uma piada parva inteligente

Aziz Ansari reinventa o semblante idiota de Tom (do sucesso Parks and Recreation) numa experiência televisiva de humor pouco convencional e sabedoria subtil, Master of none.

master-of-none.png

Aos 30, Dev (Azis Ansari) está perdido entre uma carreira de actor esmigalhada em anúncios publicitários e audições infrutíferas e uma série de romances ocasionais que, verdadeiramente, não sabe como conduzir.

Master of none, a nova série original do Netflix, ultrapassa, contudo, esse modelo de exploração do profissional de sucesso duvidável, enveredando com bravura por caminhos perigosos e desconhecidos.

Ansari, criador e protagonista destes 10 episódios de subtil, mas forte sabedoria, aborda o inimaginável, transformando o intemporal grupo do Central Perk (Friendsnuma tremenda convenção de diversidade.

maste_s1_005_h

Um asiático, uma lésbica negra, um caucasiano, totalmente, incapaz de se relacionar, e Dev, um indiano à procura de um papel não estereotipado, enchem bares e cafés sem se deixarem reduzir às suas condições de género ou de raça.

Cada hora de Master of none é, efectivamente, uma verdadeira crónica como, há muito, não se via no pequeno ecrã.

A imigração, o sexismo, a complexidade do romance contemporâneo ou a dificuldade que é a gestão das expectativas profissionais e do trabalho que se executa por dinheiro são alguns dos temas que, sem pudor, desfilam nesta [aparente] sitcom.

Inteligente e multifacetada, esta é uma obra que merece uma exploração persistente, muito embora se fique, frequentemente, por sorrisos pouco convencidos.

Master of None

O humor de Ansari – ou melhor, o semblante idiota que já publicitara com Tom em Parks and Recreation (2009) – é uma espécie peculiar de ironia e matéria ridícula que, infelizmente, não resulta num certo tipo de audiência.

Master of none vale, por isso, pela sofisticação que impinge no discurso sério que apresenta como piada parva.

Ansari ilumina a marginalidade ignorada pelo marginal sem jamais perder a leveza que lhe é característica e que faz da sua profundidade um produto, altamente, consumível. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s