Salada de estórias: 16 de Novembro

A ameaça de bomba num avião com destino a Lisboa, as ofensivas aéreas francesas contra a Síria e as novas regras da venda de ouro marcam esta segunda-feira a par de duas outras estórias bem menos convencionais.

ap40679777396

Menos testes, mais educação

Aprender é mais do que preencher correctamente lacunas“, anunciou Barack Obama no lançamento do seu mais recente programa educacional Testing Action Plan, uma estratégia que prevê a transformação da componente avaliativa.

O plano que surge já no final do mandato de Obama propõe, antes de mais, a redução do número de testes por aluno, pedindo que sejam realizados somente aqueles que, de facto, enaltecem o processo educativo.

Este método de avaliação passar, assim, a ser apenas uma das várias ferramentas de acompanhamento e análise do percurso de cada estudante.

“95% dos alunos estão preocupados com as suas notas, porque querem encontrar um bom emprego. Raro é encontrar um aluno que queira aprender a pensar de forma critica“, escreve Marcie Bianco, na Quartz.

A medida da administração de Obama não surge, porém, de forma pacífica, já que várias são as implicações económicas deste processo.

O bem-estar empresarial depende, segundo os críticos, deste ambiente de hiper-avaliação que assegura a popularidade dos livros de preparação e dos explicadores.

AUG15_31_558175165_b

Maiores, mais sofisticados e brilhantes: uma ameaça

A automatização de um “modo nocturno” nos dispositivos móveis é a sugestão de Paul Gringas, médico no Evelina Children’s Hospital em Londres.

Maiores, mais brilhantes, com maiores níveis de contraste e sobretudo com emissões superiores de luminosidade azul, uma verdadeira ameaça ao sistema que produz melatonina e induz o sono, telemóveis e tablets estão a pôr, seriamente, em risco a nossa saúde.

A luz azulada, segundo Gringas declara à BBC, mantém-nos, todas as noites, despertos por mais uma hora que o desejável.

O especialista apela, assim, à responsabilidade dos fabricantes, realçando que a chave é tornar este um processo automático que combata a tendência actual de intensificação destas características luminosas nefastas ao repouso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s