Salada de estórias: 19 de Outubro

Os avanços do exército sírio com o apoio das forças russas e iranianas, os limites à entrada de refugiados impostos pela Eslovénia e a demissão de Martin Winterkorn da chefia da Porshe Automobil Holding SE marcam esta segunda-feira a par de duas outras estórias bem menos convencionais.

Newborn babies in hospital nursery

Texas nega certificados de nascimento 

O Serviços de Saúde do estado norte-americano do Texas estão a negar os certificados de nascimento aos recém-nascidos descendentes de imigrantes mexicanos.

Robert Pitman, juiz do distrito de Austin, recusou o pedido de emergência dos mais de 28 pais que exigem documentos válidos de identificação para os seus filhos nascidos já em solo americano.

Os direitos à saúde e à educação destas crianças estão, assim, em litígio em resultado da descredibilização dos passaportes e cartões de identidade cedidos pelo consulado a estes imigrantes, avança a Time.

2 (1)

As ruínas estão na moda

Essencialmente, ruin porn (o fascínio pelas ruínas) é um género de viagem ao futuro no presente“, escreve Siobhan Lyons, na CNN.

Nos últimos anos, os destroços da cidade abandonada de Detroit têm protagonizado diversas exposições, ensaios fotográficos e artigos, que tomam a devastação motivada pela crise económica como objecto poético merecedor de um estudo.

O fenómeno recente das foto-galerias de parques de diversões abandonados é, por outro lado, nada mais do que a actualização desta tendência.

Este encanto ligado ao tempo e à evolução natural da História para a devastação gera, de facto, cada vez mais atenção, particularmente, nas redes sociais onde os “exploradores urbanos” partilham os espaços “pós-apocalípticos” perdidos nas grandes cidades.

Este é, sem dúvida, um movimento artístico relevante, uma vez que, mais do que símbolo de um colapso económico, estes lugares são retratos da ruína ideológica e rompem com a concepção modernizada de prazer quotidiano.

Mais: Aid agencies accused of hiding scale of sexual assaults on employees por Sandra Laville e Anna Leach, no The Guardian.
Anúncios

3 pensamentos sobre “Salada de estórias: 19 de Outubro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s