Estórias imperdíveis: a revolução está a chegar

Da agricultura à finança, passando pela defesa até à realidade virtual, esta semana muitas foram as reviravoltas a que o mundo assistiu. Andamos hoje a um passo cada vez mais apressado. Estaremos preparados para todas as consequências que esta revolução trará?

1

Na Suécia, a popularidade dos meios electrónicos de pagamento, a luta contra a corrupção e a consequente confiança dos consumidores no dinheiro virtual estão a ameaçar a circulação de notas e moedas.

Pagar qualquer compra com outro meio que não o multibanco pode garantir-lhe um olhar desconfiado ou até mesmo um interrogatório policial.

A este ritmo, a nação sueca tornar-se-á na primeira sociedade livre de dinheiro em papel, anuncia a Quartz.

Niklas Arvidsson, professor no Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, conclui que esta transformação é resultado de um longo processo que promoverá novas formas de concretizar as  transacções comerciais de sempre em todo o mundo.

O apego à tradição da coroa sueca e a exclusão dos mais velhos deste processo evolutivo – 7 por cento dos membros da Organização Nacional dos Pensionistas nunca usou um cartão de débito – têm, todavia, retardado a consolidação desta tendência.

O dinheiro pode estar em desaparecimento nos seus bolsos, mas a sua dispensa, certamente, continuará repleta de alimentos que, desta feita, serão cultivados ao largo da costa mais próxima.

3

O Jellyfish Barge é uma estufa flutuante que garante a irrigação das plantações através da dessanilização da água do mar.

Feita de madeira e plástico, a estrutura imita o ciclo natural da água, utilizando um painel solar para garantir a sua evaporação.

Por dia, o projecto italiano produz 150 litros de água limpa que, em conjunto com o solo enriquecido em minerais, promete colmatar as falhas que a indústria alimentícia começa a sentir com a desertificação de algumas áreas até hoje bastante férteis.

“Podemos poupar 70% de água em comparação com o cultivo tradicional”, reforça Cristiana Favretto, co-fundadora da iniciativa.

Em 2050, a procura por alimentos terá aumentado 60 por cento com o crescimento exponencial da população, confirma a Quartz.

O Jellyfish Barge servirá, em particular, áreas litorais, onde a escassez de comida e água limpa constituam problemas significativos.

Como nem só de pão vive o homem, esta semana a Wired salienta a aplicação dos mecanismos de realidade virtual a aviões de papel.

4

O primeiro drone apoiado num simples avião de papel permite ao utilizador, quando conectado ao Google Cardboard ou a qualquer outro equipamento de realidade virtual, a total experiência do voo e o seu controlo através dos movimentos da cabeça.

A tecnologia proposta pela PowerUp, em parceria com a Parrot, une uma câmara com rotatividade completa a um material tão banal, que não deixa de impressionar.

Os drones tomam, de facto, especial destaque, também, com a revelação de mais uma vaga de documentos secretos dos serviços de segurança e defesa norte-americanos.

5

Dois anos depois de Edward Snowden ter entregue milhares de documentos restritos ao inglês The Guardian, o Intercept, num trabalho jornalístico impressionante que tem de espreitar, informa que cerca de 90% dos ataques concretizados por drone, num espaço de cinco meses, não atingiram o alvo desejado.

Recorde-se que o Intercept é um site de notícias criado, especificamente, para tratar os restantes documentos cedidos por Snowden, em Junho de 2013.

As publicações desta quinta-feira são, curiosamente, anunciadas no desfecho do filme documental Citizenfour (2014) – uma pérola obrigatória – quando Gleen Greenwald conversa, em Moscovo, com o ex-administrador de sistemas no C.I.A. acerca de uma nova fonte que iluminaria os detalhes do programa militar norte-americano agora sob escrutínio.

Mais: The empty chinese amusement park, na The Atlantic.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s