Salada de estórias: 12 de Outubro

O ataque contra os comandantes do Estado Islâmico levado a cabo pelas Forças Iraquianas, o regresso da austeridade à Grécia e as negociações entre o PS e o Bloco de Esquerda marcam esta segunda-feira a par de duas outras estórias bem menos convencionais.

3

Tratar a esquizofrenia com grilhões

No campo de oração Jesus é a solução já se contam mais de 175 pacientes.

O refúgio liderado pelo pastor Paul Noumonvi oferece àqueles que sofrem de doenças mentais, como a esquizofrenia, o que o sistema de saúde africano parece esquecer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a maioria dos países do continente africano dedica à psiquiatria menos de um por cento do orçamento concedido aos cuidados médicos (no Ocidente, em média seis a 12 por cento é atribuído a esta área).

Em múltiplas regiões da África Ocidental, os grilhões são a última [e única] alternativa para as famílias destes doentes.

A psiquiatria é, virtualmente, desconhecida, escreve Benedict Carey, no The New York Times.

“Tentamos dissuadir as pessoas de escolher estes campos, mas não podemos impedi-las, porque não há outra solução”, salienta Simliwa Dassa, director dos Serviços de Saúde do Togo.

O campo de Noumonvi disponibiliza espaços abertos de convívio, mas está longe de abolir as correntes.

Nos últimos 12 anos, tem, de facto, acolhido centenas de pacientes, exigindo à suas famílias, apenas, a sua alimentação, limpeza e meio de aprisionamento.

2

Mercado de títulos pode financiar crise humanitária

O Banco Europeu de Investimento pretende aumentar os títulos de crédito concedidos aos países mais afectados pela crise humanitária dos refugiados, avança a Quartz.

Um dos maiores dilemas associados a esta migração em massa é, de facto, a escassez de financiamento para auxílio daqueles que chegam à Europa e a determinadas regiões do Médio Oriente.

O Banco Mundial, à semelhança do Banco Europeu de Investimento, acredita que a atribuição de títulos especiais e bolsas às nações anfitriãs, como o Líbano e a Jordânia, será um dos caminhos a escolher para solucionar este problema.

Os fundos garantirão a criação de hospitais, habitações temporárias e escolas capazes de dar resposta ao aumento da procura registada nos últimos meses.

Mais: Watch what happens when men are Photoshopped out of politics, na Quartz.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s