Estórias imperdíveis: o soberbo inesperado

Em todo o lado, o surpreendente parece espreitar. Este mago disfarçado que atordoa e anima protagoniza, esta semana, duas estórias a não perder acerca da sua acção nos nichos menos convencionais da economia.

minority-business

Mais empresas, etnicamente, minoritárias

A economia americana tem registado, nos últimos anos, um impulso inesperado: as empresas detidas por proprietários de outras etnias que não a caucasiana.

São negócios construídos por grupos minoritários, que têm revelado taxas de crescimento superiores às das companhias tradicionais.

Estão em causa, sobretudo, companhias pequenas, pouco lucrativas, pobremente empregadas e maioritariamente de etnia hispânica, avança a Quartz.

Há um longo caminho a percorrer até se atingir a paridade empresarial – as instituições fundadas por brancos são, ainda, as mais prósperas – mas este já é um sinal positivo para a vitalidade da economia americana.

spotify-free

O negócio da Internet

Entre 2002 e 2012, o número de artistas independentes, nos Estados Unidos da América, cresceu quase 40%. O rendimento gerado por este grupo da população activa subiu 60%.

A profecia da morte da criatividade com a liberalização virtual do mercado artístico parece, assim, ter sido precipitada, confirma a The New York Times Magazine.

Hoje, na era do Spotify (leia-se da música grátis) e do Youtube, torna-se mais acessível a acumulação de um sustento, relativamente, estável para os profissionais destas áreas empenhados no mercado online.

“Contra todas as expectativas, as vozes dos artistas parecem estar mais altas”, escreve Steven Johnson, lembrando, contudo, que a evolução do género de públicos tem significado a destruição progressiva da indústria subjacente a estas produções.

A anunciada falência da vida criativa tem, não obstante, dado lugar a prósperos aventureiros que, perigosa e inesperadamente, acumulam fortunas semelhantes às contabilizadas, no período da pré-virtualização.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s