Salada de estórias: 22 de Junho

A morte de 140 pessoas na sequência de uma onde de calor inesperada, no Paquistão, alguns sinais de optimismo relativamente às novas negociações helénico-europeias, e o ataque talibã ao Parlamento Afeganistão marcam esta segunda-feira a par de duas outras estórias muito menos convencionais.

Por favor, não dance

67 anos depois, a proibição à dança é banida, no Japão.

A lei aprovada em 1948, durante a ocupação americana no pós-guerra, foi revogada esta semana pelo Legislador japonês. 2015 será o último ano em que a dança em clubes, bares e locais públicos em geral depois da uma da manhã é proibida.

A nova lei prevê, todavia, a permanência do regulamento anterior nos espaços onde a iluminação é mais escassa. De facto, os clubes ficam obrigados a garantir um ambiente semelhante ao registado nas salas de cinema de modo a desencorajar o crime.

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de 2020, muitos japoneses sentem que Tóquio não pode continuar a adormecer tão cedo, realça a CNN.


Ilhas chinesas: base militar ou instituto meteorológico?

Nos últimos dois anos, mais de 2.000 hectares de terra – até então submersos – foram utilizados pela China na construção de ilhas.

Trata-se da “construção de infraestruturas de observação e comunicação que promoverão a melhoria da monitorização meteorológica e da pesquisa científica”, confirmou, este fim de semana, Ding Yihui, investigador na Chinese Academy of Engineering.

Os propósitos civis subjacentes à construção das ilhas não são, contudo, exclusivos. “Claro que foram construídas instalações para defensa”, avançara  Cui Tiankai’s, embaixador da China nos Estados Unidos da América, recorda a Quartz.

As ilhas chinesas poderão servir de base aérea de apoio às potenciais operações militares, sublinha o site.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s