O Verão é um mito [sufocante]

“Como está o dia hoje?”, perguntei. “Não chove. Está bom tempo”, respondeu-me a minha mãe ainda de pijama e com os olhos pregados ao céu extremamente enevoado dos Açores. “A sério?”, gargalhei, espreguiçando os meus membros levemente doirados pelo sol continental e condenados à alvura pelo mito estival insular.

P8240451

“Já passava das duas da manhã, mas eu continuava extremamente desperta”, escrevia Isabel, em 2008, numa noite sufocante de Junho.

Quase às cegas, de caderno sobre os joelhos e cobertores derramados em desespero, a silhueta feminina aplicava a força de uma insónia constante sobre o mundo: esse animal cruel [açoriano] que nos quer estrangular com a sua humidade lânguida.

Hoje é tecnicamente o primeiro dia de Verão, mas quem sabe quando realmente – ou se alguma vez – chegará a estas insulas abandonadas no seio de um calor morno e asfixiante.

Os extravagantes graus continentais receio que nunca receberemos, vivendo uma quase gélida experiência de repousar sobre toalha a tentar secar o recém molhado biquíni. “Mais valia ter ficado na água”, quantas vezes penso eu com a pele visivelmente arrepiada.

Encharcados, lá subimos nós as encostas até ao estacionamento, quando finalmente a nuvem que tapara o Sol (a tarde toda) decide dissipar-se.

O Verão nos Açores é assim: um jogo delicioso – por vezes, enervante – entre o frio e o menos frio povoado de protector solar, longas viagens e maresia. Ai a maresia, esse odor incomparável do sal destes mares domésticos…

Em casa, o pequeno ecrã grita-nos as notícias de uma silly season no seu melhor. Grito-lhe para trás do alto dos meus pulmões. Os noticiários estivais são impossíveis de ver: ou tenho eu um ataque de fúria ou têm todos os presentes na sala, fartos de me ouvir resmungar com o televisor.

“Mudemos de canal, não é melhor?”, sugere a minha mãe meio aturdida pelo meu estado deplorável meio irritada com a minha incapacidade de ver qualquer programa calada.

Saltito entre opções. Centenas delas. “Que queres ver?”, pergunto-lhe eu com um ar angelical a desculpar os meus gritos anteriores que ninguém compreende. “É o adormecimento das massas”, mastiga ainda a besta que devorou o meu espírito juvenil.

“Deixa ver filme”, diz, por fim, a progenitora. Entrego-lhe o comando e dedico-me à observação [quase] silenciosa – não esperem o impossível – desse desfile de um Verão ficcionado.

Rapazes loiros, musculosos e quase efeminados dançam com crianças que imitam mulheres. As praias parecem paraísos calmos e desprovidos da brisa violenta que nos cobre de areia negra e nos obriga a uma dolorosa exfoliação na simples tentativa de limpeza.

“Este Verão vou ficar assim: morena”, penso, esquecendo-me da coloração avermelhada que, certamente, marcará o início dessa jornada e que condenará a estação a um conjunto de horas infindáveis perante o ecrã ou a um mergulho permanente nas proliferas histórias de papel.

O primeiro dia das férias grandes – figura mítica gerada no seio da Primavera já moribunda – entusiasmava-me intensamente. No topo da lista de aventuras, esse eterno projecto de ganhar alguma cor, ingenuamente inconsciente da verdadeira natureza da estação.

“O Verão é um mito”, percebi eu aos 13 anos, nas noites, que passava a escrever e nas manhãs, que passava a dormir embalada no ar frio do estivo natal.

Nas primeiras horas deste dia inaugural, atacada pela mesma insónia de sempre, lembrei-me dessas horas inesgotáveis, cujo final não passava de uma miragem mal anunciada. Este será o último grande Verão da minha vida: o último momento de ócio entre períodos lectivos.

Sinto-me, nostalgicamente, tentada a revisitar esses projectos infantis, com a certeza de que acabarei nívea e embrulhada num escasso conjunto de pijama a escrever poemas às 4 da manhã.

Fotografia: Cascais e Mosteiros por Isabel Patrício
2 pensamentos sobre “O Verão é um mito [sufocante]

Deixe uma Resposta

