Estórias imperdíveis: desafie a norma

As negociações helénico-europeias têm marcado a agenda desta última semana, que, por sua vez, tem sido habitada por tantas outras estórias imperdíveis. Desta vez, preparei um aglomerado de testemunhos que, progressivamente, estão a transformar o mundo e as mentalidades.

O papel contra-ataca

Enquanto alguns anunciam a morte do papel, a The New Yorker enfatiza a sua [re]ascensão. “Certas tecnologias e processos que tinham sido tomados como obsoletos ganham agora novo vigor, mesmo perante um mundo cada vez mais orientado pelo e para o digital”, escreve David Sax.

Prova desta “vingança do analógico”, é a expansão das vendas dos famosos Moleskine. Em 2014, foram vendidos mais de 17 milhões dos pequenos cadernos, irrevogavelmente, ligados a Picasso e a Hemingway. A empresa gerou mais de 90 milhões de euros: mais 40 milhões do que os contabilizados em 2010.

O renascimento do bloco de notas (em papel) não é, contudo, fruto de um mero revivalismo nostálgico. Pam Mueller, investigadora na Universidade de Princeton, e Daniel Oppenheimer, professor na Universidade da Califórnia, defendem que o registo com papel e caneta é benéfico para a memória, compreensão e desenvolvimento cognitivo.

“O caderno de papel é um jardim fechado, livre das distracções que as alternativas digitais oferecem”, relembra Sax – a não ser, é claro, que se entregue à arte do rabisco.


Tenista, budista, conselheiro

Há 78 noites que Novak estava preso naquele abrigo anti-bomba. Na Sérvia de 1999, os locais de ataques mais recentes serviam de campo de treino ao pequeno rapaz de olhos verdes. “Não vão bombardear o mesmo sítio duas vezes consecutivas”, pensava ele enquanto, de raquete na mão, praticava as estratégias de jogo que o viriam a colocar entre os melhores do mundo.

Novak Djokovic é hoje, de facto, o tenista número um no ranking mundial de ténis masculino.

Claramente, este não é desportista comum“, confessa Simon Briggs, no The Telegraph, ao transcrever a entrevista.

Em 2011, Djokovic assumiu, pela primeira vez, a liderança mundial com a vitória frente a Nadal na final do Torneio de Wimbledon. Uma vez consagrado campeão, Novak sentia-se ofuscado pela fama dos seus fortes antecedentes – Nadal e Federer.

O tenista sérvio optou, então, por um perfil bem diferente. “Em vez de escrever um biografia simples, como todos os outros, preferiu uma mistura excêntrica de autobiografia, livro de auto-ajuda e de receitas culinárias”, descreve Briggs.

Novak diz-se orgulhoso por representar a Sérvia pelo mundo fora; garante que o seu percurso não foi fácil e que, no final do dia, tem de desligar do mundo do ténis.

“Para atingir o topo de um desporto tão exigente, é necessário ser capaz de abordar de forma holística tudo o que nos rodeia”, sublinha. “Estou agora a comprometer-me não só com o ténis, como fiz durante grande parte da minha vida, mas também com a minha família para que eu seja realmente capaz de vencer esta batalha contra o meu ego“, revela.


US_$10_Series_2003_obverse

Mulheres que valem dinheiro

No centenário da promulgação da 19ª emenda à Constituição dos Estados Unidos da América (que institui o sufrágio feminino), as notas de 10 dólares receberão, pela primeira vez, o rosto de uma “campeã da democracia inclusiva”, anunciou, esta semana, Jack Lew, Secretário do Tesouro. A mulher em questão será ainda determinada através de uma sondagem nacional.

Até 2020, as notas americanas manterão a estampa exclusiva de rostos masculinos. Nessa altura, a referida nota receberá uma figura feminina que fará companhia à figura actualmente presente, Alexander Hamilton.

Embora esteja a ser registada como vitória para a luta feminista, a alteração é apontada pela Fortune principalmente como manobra de segurança. “A nota será redesenhada principalmente para resolver problemas actuais e potenciais ameaças”, cita a revista o site do Tesouro americano, realçando que a nova figuração dificultará a falsificação.

Anúncios

Um pensamento sobre “Estórias imperdíveis: desafie a norma

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s